Ao longo do método Canvas, analisamos os nove elementos fundamentais que se comunicam entre si e percorrem o modelo.
O método Canvas é, essencialmente, subdividido em duas grandes dimensões: uma mais subjetiva e outra mais estrutural e lógica.
O preenchimento do modelo é realizado da direita para a esquerda, para que se conheçam primeiro os anseios e desejos dos candidatos de cada projeto e, em seguida, a componente mais concreta e objetiva.
Os nove elementos estratégicos e os seus pontos-chave são enumerados de seguida:
Que valor agregamos ao cliente?
Que problemas dos clientes resolvemos?
Que produtos/serviços oferecemos a cada segmento?
Que necessidades satisfazemos?
Para quem estamos a criar valor?
Quais os clientes mais importantes?
Que tipo de relacionamento cada segmento espera de nós?
Que relacionamentos já estabelecemos?
Como se integram os relacionamentos no nosso modelo?
Quantos nos custam estes relacionamentos?
Através de que canais podemos chegar aos clientes?
Como lhes chegamos atualmente?
Qual a integração entre canais?
Que canal funciona melhor?
Que canal tem melhor custo/benefício?
Como é que os canais se integram nas rotinas dos clientes?
Por que valor gerado estão os clientes dispostos a pagar?
Por que valor pagam atualmente?
Como pagam?
Como gostariam de pagar?
Quanto é que cada fonte de receitas contribui para o fluxo global?
Que atividades são chave para a nossa proposta de valor?
E para a distribuição?
E para o relacionamento com os clientes?
E para o fluxo de receitas?
Que recursos são exigidos pela proposta de valor?
E pelos canais?
E pelo relacionamento com clientes?
E pelos fluxos de receitas?
Parceiros-chave
Fornecedores-chave
Que recursos lhes adquirimos?
Quais as suas atividades-chave?
Quais são os custos mais pesados do nosso modelo?
Que recursos-chave são mais onerosos?
Que atividades-chave são mais onerosas?
A Representação da Comissão Europeia atribui três prémios: um primeiro prémio no valor de 3.000,00 € (três mil euros) e duas menções honrosas no valor de 1.000,00 € (mil euros) cada.
Os recursos oferecidos pela organização no âmbito do Concurso são-no de forma voluntária, não constituindo obrigação contraída pela entidade organizadora perante os concorrentes.
A entidade organizadora reserva-se o direito de não atribuir todos ou qualquer dos prémios no caso de não existirem candidaturas em número ou qualidade suficiente para permitir uma seriação adequada.
Outros benefícios oferecidos por parceiros:
Acesso a espaço de trabalho na sala hot aos projetos finalistas do concurso que sejam da região do Norte de Portugal e cujas atividades se desenvolvam nas áreas mobile, e-commerce, medtech e nanotech.
- Aos 3 vencedores, apoio de Grupo de Trabalho para enquadramento de fundos europeus, com diagnóstico e estratégia de candidatura.
- A todos os finalistas: apoio de Mentoria de enquadramento em fundos europeus.
Apoio, durante 3 meses, a um projeto finalista que pretenda internacionalizar-se, mediante avaliação pelo Impact Hub Lisboa, desde que o projeto:
a) seja geograficamente localizado no distrito de Lisboa;
b) tenha uma ligação ao tema social/ambiental;
c) tenha previsto um impacto que não seja meramente o retorno económico.
Apoio de 3 meses de incubação virtual gratuita para os projetos finalistas de base tecnológica, ligados à região de Coimbra.
- Aos projetos vencedores: apoio através da disponibilização de uma bolsa de 25 horas para apoio jurídico pro bono.
- A todos os finalistas, um workshop, de 3 horas, sobre o enquadramento jurídico da propriedade intelectual e alguns dos quadros jurídicos de financiamento para projetos de empreendedorismo.
Apoio de 6 meses de incubação virtual gratuita para os projetos finalistas de base tecnológica, ligados à região Norte.
Ao vencedor no primeiro lugar será atribuído um voucher de Serviços “VIP PPL Crowdfunding” com o seguinte conteúdo:
a) Acesso direto à plataforma de crowdfunding;
b) Acompanhamento personalizado;
c) Destaque preferencial no site PPL;
d) Divulgação direta e personalizada do projeto.
Pack de 20h de mentoria e Incubação Virtual (6 meses) ao melhor projeto de base tecnológica na lista dos finalistas, mediante avaliação pela UL Teclabs.
- A todos os finalistas: apoio de Mentoria no programa NOVA Entrepreneur.
- A 2 finalistas que desenvolvam atividades na área dos projetos de Base Tecnológica: apoio de Incubação virtual (6 meses) no NOVA Madan Parque.
Para os projetos candidatos dentro da área agro-alimentar, a incubadora de Amarante, Instituto Empresarial do Tâmega, oferece:
a) Aos vencedores, o serviço de incubação do IET grátis durante 1 ano, espaço para a empresa, serviços de consultoria especializada e acesso à rede da incubadora;
b) Aos candidatos finalistas com projetos na área agro-alimentar e, se os candidatos estiverem de acordo, os mesmos benefícios, mediante uma avaliação pelo IET.
Apoio para 2 projetos finalistas do concurso, que desenvolvam atividades na área da Indústria Criativa:
a) acesso a 6 meses de Incubação em Co-Work;
b) acesso a eventos e serviços internos.