Ao longo do método Canvas, analisamos os nove elementos fundamentais que se comunicam entre si e percorrem o modelo.
O método Canvas é, essencialmente, subdividido em duas grandes dimensões: uma mais subjetiva e outra mais estrutural e lógica. O preenchimento do modelo é realizado da direita para a esquerda, para que se conheçam primeiro os anseios e desejos dos candidatos de cada projeto e, em seguida, a componente mais concreta e objetiva.
Os nove elementos estratégicos e os seus pontos-chave são enumerados de seguida:
Parceiros-chave
Fornecedores-chave
Que recursos lhes adquirimos?
Quais as suas atividades-chave?
Outros
Que atividades são chave para a nossa proposta de valor? E para a distribuição? E para o
relacionamento com os clientes? E para o fluxo de receitas?
Outros
Que recursos são exigidos pela proposta de valor? E pelos canais? E pelo relacionamento
com clientes? E pelos fluxos de receitas?
Outros
Que valor agregamos ao cliente?
Que problemas dos clientes resolvemos?
Que produtos/serviços oferecemos a cada segmento?
Que necessidades satisfazemos?
Outros
Que tipo de relacionamento cada segmento espera de nós?
Que relacionamentos já estabelecemos?
Como se integram os relacionamentos no nosso modelo?
Quantos nos custam estes relacionamentos?
Outros
Através de que canais podemos chegar aos clientes?
Como lhes chegamos atualmente?
Qual a integração entre canais?
Que canal funciona melhor?
Que canal tem melhor custo/benefício?
Como é que os canais se integram nas rotinas dos clientes?
Outros
Para quem estamos a criar valor?
Quais os clientes mais importantes?
Outros
Quais são os custos mais pesados do nosso modelo?
Que recursos-chave são mais onerosos?
Que atividades-chave são mais onerosas?
Outros
Por que valor gerado estão os clientes dispostos a pagar?
Por que valor pagam atualmente?
Como pagam?
Como gostariam de pagar?
Quanto é que cada fonte de receitas contribui para o fluxo global?
Outros
A Representação da Comissão Europeia atribui três prémios: um primeiro prémio no valor de 3.000,00 € (três mil euros) e duas menções honrosas no valor de 1.000,00 € (mil euros) cada.
Os recursos oferecidos pela organização no âmbito do Concurso são-no de forma voluntária, não constituindo obrigação contraída pela entidade organizadora perante os concorrentes.
A entidade organizadora reserva-se o direito de não atribuir todos ou qualquer dos prémios no caso de não existirem candidaturas em número ou qualidade suficiente para permitir uma seriação adequada.
Outros benefícios oferecidos por parceiros:
A PPL – Plataforma de Crowdfunding – oferece, aos vencedores do concurso “Canvas – Projetos Que Marcam”, um “Voucher de Serviços – VIP
PPL Crowdfunding” com o seguinte conteúdo:
– Acesso direto à plataforma de crowdfunding;
– Acompanhamento personalizado;
– Destaque preferencial no site PPL;
– Divulgação direta e personalizada do projeto junto da Comunidade PPL.
A Start Up Braga oferece aos projetos finalistas que sejam da região do Norte de Portugal e cujas atividades se desenvolvam nas áreas mobile, e-commerce, medtech e nanotech:
– Acesso a espaço de trabalho na sala hot seating (localizada na Startup Braga)
– Acesso a eventos e workshops internos.
Para os projetos candidatos dentro da área agro-alimentar, a incubadora de Amarante, Instituto Empresarial do Tâmega , dinamizada pela Câmara Municipal de Amarante, oferece:
– Ao vencedor: o serviço de incubação do IET grátis durante 1 ano, espaço para a empresa, serviços de consultoria especializada, e acesso à rede da incubadora.
Caso o vencedor não pretenda utilizar este benefício, poderá assinar uma declaração para esse efeito e o benefício pode transitar para outro finalista
– Aos candidatos finalistas com projetos na área agro-alimentar e, se os candidatos estiverem de acordo, os mesmos benefícios, mediante uma avaliação pelo IET, independente da avaliação da Representação da Comissão Europeia.
O Impact Hub oferece apoio, durante 3 meses, a um projeto finalista que pretenda internacionalizar-se, mediante avaliação pelo Impact Hub Portugal, desde que o projeto:
a) seja geograficamente localizado no distrito de Lisboa;
b) tenha uma ligação ao tema social/ambiental;
c) tenha previsto um impacto que não seja meramente o retorno económico.
O Instituto Pedro Nunes oferece 3 meses de incubação virtual gratuita para os projetos finalistas de base tecnológica ligados à região de Coimbra.
A UL Teclabs oferece Pack de 20h de mentoria + Incubação Virtual aos dois melhores projetos de ciência e/ou tecnologia que estejam na lista dos finalistas, mediante avaliação pela UL Teclabs.
O LISPOLIS oferece ao vencedor do concurso 1 semana de acompanhamento por parte de vários responsáveis de empresas no LISPOLIS.
A ES Ventures oferece até 2 horas de mentoria aos projetos que se classifiquem nas 3 primeiras posições (vencedor ou alguma das menções honrosas), desde que o projeto tenha base tecnológica.